quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Dia internacional da não-violência

Você já começou a comemorar? Ainda está em tempo.
Tudo vai mudar hoje. As cidades vão ficar menos violentas, não acontecerão assaltos hoje( a essa hora ontem já teriam ocorridos inúmeros), nem o tráfico de drogas vai se movimentar.
As delegacias não registrarão nenhuma ocorrência, eu poderei sair na rua falando no celular e contando dinheiro, pegarei meu ônibus e irei tranquila pra faculdade com a convicção de que retornarei ao meu lar(que ontem era bem perigoso), ligarei a TV e nada de ruim vai passar, os noticiários só nos dirão coisas boas e sensíveis aos nossos ouvidos e olhos.
Pena que é só hoje.
Porque ontem eu estava sendo vítima indireta do nosso dia-dia violento, sentada em um ônibus lendo meu livrinho me deparo com uma movimentação em plena Av. Domingos Ferreira em Boa Viagem.
Quando dei por mim estavam todos jogados(inclusive eu) no chão do ônibus nos protegendo de futuras balas que poderiam ser disparadas por três astutos assaltantes, que resolveram brincar de polícia e ladrão. Só que sem o detetive e médico.
Depois da brincadeira pararam em uma esquina e contaram o dinheiro recolhido como se nada tivesse acontecido.

Que bom que só foi ontem, e que triste que isso irá acontecer amanhã.
Mas tudo bem hoje é dia de comemoração, de fazermos protestos e movimentações em prol da paz.
Paz? Nossa faz tempo que não sei o que é, hoje em dia não posso nem contar com a paz de espírito porque até isso me assombra.
Faremos caminhadas e exigiremos dos nossos papais governantes mais ação.
Besteira!


Era tudo que a gente queria.
Enquanto isso comemorem mais uma data criada para sei lá o quê!
Na verdade a de hoje eu sei, exatamente hoje é aniversário de Mahatma Gandhi.
Mas desde que ele morreu com suas convicções de não-violência e não-agressão muita coisa mudou.
Respeito e admiro todos seus ideais, mas não podemos viver nos ideais com a vida que a gente leva.
Me perdoem mas não é criando um dia assim que veremos nosso meio mais digno e menos incerto.

4 comentários:

Érica disse...

Arrasou no protesto amiga. Concordo em todos os gêneros com vc.
:*******

Marcos Seiter disse...

Fico peguntando-me: Quem inventou tanta data idiota, disso e daquilo?

Beijos e bom domingo!!!



Marcos Seiter

Kari disse...

Existe mesmo essa data é?
Bom... Se realmente não houvesse violência nesse dia, seria bom que fosse todos os dias, não é mesmo?
Também não gosto de datas idiotas, mas sempre tem um idiota pra inventar, né?

Beijão pra tu

Anônimo disse...

Belo post!

Ariane, tava pensando ontem como os blogs, depois de um tempo, começam a pegar a “forma do dono” hehehe. Ou, pelo menos, o momento que o dono está vivendo.

Exemplo: o teu tem uns protestos, criticam algumas coisas (datas comemorativas...), o de Érica está em um momento poético. Vejo o de Karina como um perfeito diário, em que, quase sempre ela escreve sobre algo que está acontecendo na vida dela (e escreve muito bem, por sinal)! O meu é indefinido (como a está a minha vida atualmente) rsrsr.

É isso!
Beijos